Projetos do Prêmio Gente que Inova receberão feedback de especialistas
Vencedores das quatro categorias serão conhecidos no dia 4 de setembro, às 14h, em cerimônia no Salão Vermelho

A edição de 2025 do Prêmio Gente que Inova trouxe uma inovação importante voltada ao desenvolvimento contínuo dos participantes. Neste ano, todos os projetos, mesmo os que não foram selecionados como finalistas, receberão um feedback individualizado da Comissão Avaliadora, formada por especialistas em inovação pública.
A medida tem como objetivo estimular a melhoria contínua, orientar os servidores para futuras edições do prêmio e também prepará-los para participações em seleções de âmbito nacional. “O feedback se torna, assim, uma ferramenta pedagógica, contribuindo para o crescimento técnico das equipes envolvidas e melhoria contínua dos projetos”, disse Victor Lobo, coordenador do GentiLab.
Um ponto recorrente nos retornos da comissão diz respeito ao tópico "Caracterização dos Resultados e Lições Aprendidas". Muitos projetos apresentados deixaram de avançar justamente pela ausência de dados e informações precisas que comprovem os impactos e os resultados gerados. “A comissão destacou que, mais do que relatar ações realizadas, é essencial demonstrar evidências concretas — indicadores, números, melhorias mensuráveis — que revelem os efeitos reais da iniciativa”, completou Lobo.
Com um tratamento mais específico dos dados, os organizadores acreditam que o Prêmio Gente que Inova passe a cumprir também um papel estratégico de fomento à cultura organizacional baseada em evidências, contribuindo para uma mudança de mentalidade que fortalece a eficiência, a transparência e a capacidade de entrega do setor público.
Premiação
A cerimônia de premiação dos vencedores, em que será revelada a classificação final dos projetos (1º, 2º e 3º lugares de cada categoria), será realizada no dia 4 de setembro, às 14 horas, no Salão Vermelho, aberta ao público. “O evento promete uma grande festa para celebrar as ideias que estão movendo o serviço público em direção a um futuro mais eficiente, inovador e centrado em resultados”, comemorou Victor Lobo.
Os projetos vencedores de cada categoria vão ganhar bens de consumo ou recreação em nome da pessoa responsável; os demais servidores da equipe do projeto premiado receberão um certificado individual de participação.
O Prêmio Gente que Inova é uma realização da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e do Gentilab (Laboratório de Inovação em Gestão de Pessoas).
Comissão avaliadora
A Comissão Avaliadora do Prêmio Gente que Inova 2025 foi formada por especialistas de instituições externas à Prefeitura, com atuação reconhecida no campo da inovação na gestão pública. O grupo analisou e comentou os 70 projetos inscritos nesta edição.
O processo foi descrito por eles “como uma oportunidade de contribuir com a valorização do serviço público municipal e, ao mesmo tempo, aprender com as experiências locais.”
Confira alguns trechos dos depoimentos dos avaliadores:
“Avaliar os projetos do Gente que Inova é ter certeza de que o serviço público não precisa de milagres — precisa de espaço. Espaço para escuta, criação e confiança nas potências já existentes. A inovação já está acontecendo. Falta só tirá-la do rodapé institucional". (Antonio Archangelo, membro integrante da Rede Conexão Inovação Pública.)
“Fiquei empolgada em observar a articulação entre órgãos de pastas diferentes pensada e realizada em alguns projetos. Parabéns também à Prefeitura pela iniciativa! Valorizar servidores engajados é o caminho certo para gerar ainda mais engajamento”. (Klena Sarges Marruaz da Silva, Pesquisadora em Saúde Pública do Instituto Oswaldo Cruz, da Fiocruz.)
“Participar desse processo como avaliadora ampliou minha visão e inspirou novas ideias dentro da minha área de atuação. Espero, sinceramente, ter contribuído de forma positiva”. (Elaine Gomes da Silva, servidora da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.)
“Tenho que confessar que foi uma tarefa muito difícil. Projetos que revelam preocupação sincera em melhorar o dia a dia e que mostram servidores dedicados no aperfeiçoamento constante. Há muitos anos fiz um curso que falava sobre competências, caracterizadas pela capacitação, habilidades e atitude e sempre imaginei que desse tripé, a atitude é a mais difícil. No entanto, a atitude transpira nesses projetos, que só podem receber o parabéns”. (Hildemar F. Vasiliauskas, Servidor do Tribunal de Justiça Militar. Membro do Laboratório de Inovação - GaroaLab e da Rede Paulista de Inovação - Essipê.)
““A criatividade é grande e as equipes trabalham para entregar um enorme valor com pouco recurso. Bastante coisa de digitalização e cultura de dados, o que foi bem legal também. Nos meus feedbacks, trouxe muito a importância de mais evidências e dados para demonstrar os resultados dos projetos, vi que foi o ponto de maior necessidade de amadurecimento. Obrigada pela oportunidade e parabéns pelo programa! A inovação tem potencial de trazer grandes resultados para o setor público”. (Milena Cicone - Analista de Inovação na CPFL Energia. Mestre em Ciência Política pela Unicamp.)
Confira os projetos finalistas de cada categoria, em ordem alfabética:
Inovação
● Formulário Digital para Registro de Informações de Famílias e Indivíduos em Situações de Emergências e Calamidade Pública no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Campinas
● Inovação em serviço público: nova cultura de comunicação em vigilância em saúde em Campinas
● Painel Interativo do Cadastro Único de Campinas - SP
Promoção à Educação
● Ampliando os passos: Capacitação para atores locais do Programa Passos para uma vida melhor
● Arte, Inclusão e Cultura Digital no Ambiente Escolar: a criação do Universal Museum of Diversity and School Art
● EducaTv Campinas: Catálogo de educação antirracista como estratégia de formação, representatividade e cultura de paz
Promoção à Saúde
● Gestando o cuidado: intersetorialidade na promoção à saúde materno-infantil em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Campinas
● Passos para uma vida melhor: um legado para Campinas
● Vigilância em Saúde do Trabalhador no Aeroporto Internacional de Viracopos
Políticas Afirmativas
● Bem-me-quero - fortalecimento feminino e enfrentamento à violência de gênero
● Café Atípico: acolhendo quem cuida!
● “Guardas da Cidadania: Ações Afirmativas para uma Segurança Pública Inclusiva”.
COMENTÁRIOS