Mercadão entra em nova fase com retorno gradativo dos permissionários para prédio reformado
A partir desta segunda-feira, 1º de setembro, cerca de 80% dos boxes passam a funcionar dentro do Mercado Municipal. Desmontagem das tendas na parte externa começa nesta terça, 2

O Mercado Municipal entrou em nova fase de funcionamento com retorno de 74 permissionários para o prédio após a conclusão da reforma do espaço. A reabertura ocorreu na manhã desta segunda-feira, 1º de setembro. O retorno de todos os boxes para o prédio centenário ocorre gradativamente durante a primeira quinzena deste mês.
Com isso, as tendas externas onde os boxes funcionaram durante a revitalização começam a ser desmontadas. A previsão é que esta etapa seja concluída em 12 dias. O estacionamento, onde estão as tendas, será reativado depois do recapeamento e ajustes necessários para que possa ser liberado ao público.
Segundo o presidente da Setec (Serviços Técnicos Gerais), Enrique Lerena, desde janeiro os permissionários já podiam apresentar seus projetos à Setec para dar início as obras em seus boxes.
É responsabilidade dos permissionários realizar todas as obras internas aos boxes, como, por exemplo, revestimento, balcão, equipamentos. Também cabe aos comerciantes providenciar a conexão à internet e linha de telefone.
"No final do mês de janeiro, 21 permissionários já estavam realizando obras. Outros, porém, seguem readequando seus boxes para retornarem às atividades dentro do prédio. Por isso, teremos um período de adaptação até que todos estejam devidamente instalados dentro do prédio novamente, o que poderá causar transtornos", explicou Lerena.
Ainda de acordo com presidente, existe uma demanda dos próprios permissionários para que o estacionamento seja aberto em breve. "Tão logo sejam desmontadas as tendas, será iniciado um trabalho de recapeamento e ajustes no estacionamento para que possa ser liberado ao público", afirmou.
Sobre a revitalização
A Prefeitura de Campinas entregou as obras de revitalização do Mercadão no dia 31 de julho, após uma visita guiada. Com 117 anos, o prédio é uma das "7 Maravilhas de Campinas". Essa foi a primeira reforma de grande impacto realizada no prédio que teve a estrutura integralmente revitalizada.
O investimento total na reforma foi de R$ 8,5 milhões, sendo R$ 5 milhões via convênio com o Ministério do Turismo, por meio de emenda parlamentar do deputado Marcos Pereira e o restante via contrapartida do município.
O que foi feito
As intervenções começaram em julho de 2023 com o objetivo de restaurar o prédio que estava desgastado com a ação do tempo. O espaço foi totalmente revitalizado, com recuperação da estrutura, ampliação da área de atendimento com a construção do mezanino que vai abrigar dois restaurantes, e padronização dos boxes.
COMENTÁRIOS