Museu Carlos Gomes: conheça o acervo e a história do maior compositor de ópera brasileiro
Espaço reúne documentos, objetos e pertences do ilustre maestro. Visitas são gratuitas mediante agendamento

Carlos Gomes é reconhecido como o mais importante compositor de ópera brasileiro. Natural de Campinas, ele é autor de O Guarani, a primeira obra brasileira a conquistar sucesso internacional. Para celebrar sua trajetória e preservar sua memória, foi criado o Museu Carlos Gomes, que reúne documentos, objetos e pertences do ilustre maestro. O museu está localizado na Rua Bernardino de Campos, 989, no Centro.
Visitação
As visitas são conduzidas por um especialista, garantindo uma experiência completa e educativa. A entrada é gratuita, mas é necessário agendar previamente pelo e-mail: ccla@ccla.org.br. O museu funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Objetos históricos e acervo
O acervo do museu inclui batutas – entre elas quatro presentes recebidos pelo compositor –, partituras, cartas, instrumentos musicais e outros objetos pessoais. Há também partituras de Carlos Gomes, de seu irmão José Pedro de Sant’Anna Gomes e de seu pai, Manuel José Gomes. Um destaque especial vai para O Guarani, manuscrito por Sant’Anna Gomes quando regeu a obra no Teatro Alla Scala, em Milão.
O piano de Carlos Gomes
Entre os itens do acervo, o piano do século XIX de Carlos Gomes chama atenção. Após disputas com outros estados, o instrumento retornou à cidade natal do compositor. Ao lado dele, está uma harpa presenteada por amigos, completando o conjunto de objetos que ilustram a vida e a carreira do maestro.
A história do museu
O Centro de Ciências, fundado em 1901, deu origem ao Museu Carlos Gomes em 1902, quando Sant’Anna Gomes enviou duas caixas entalhadas contendo manuscritos do compositor. Desde então, famílias, bandas, amigos e membros da própria família Gomes passaram a enviar pertences relacionados ao maestro.
Hoje, o museu é referência para maestros, músicos e pesquisadores, graças à riqueza de seu acervo. O local atual foi inaugurado em 1942, ao mesmo tempo em que a sala ao lado passou a abrigar a primeira Biblioteca Municipal de Campinas.
Todos os itens são cuidadosamente preservados: as partituras são manuseadas apenas com luvas, armazenadas em locais fechados com temperatura controlada e iluminação adequada, com manutenção realizada por profissionais especializados.
COMENTÁRIOS