Seja bem-vindo
Sumaré,01/09/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Festival CRIE como quem LUTA 2025 apresenta atrações de dança, cinema, circo e música nesta semana

Show da cantora Assucena encerra a programação do festival neste sábado no Teatro Castro Mendes, em Campinas


Festival CRIE como quem LUTA 2025 apresenta atrações de dança, cinema, circo e música nesta semana O festival termina neste sábado com o espetáculo “A Canção é Urgente: Vozes LatinA-Americanas”, da cantora Assucena no Castro Mendes

4º CRIE como quem LUTA – edição latino-americana segue movimentando Campinas nesta semana com uma programação diversa que inclui espetáculos de dança, circo, música, teatro, mostra de filmes e oficinas em diferentes pontos da cidade.
 
festival encerra neste sábado, 30 de agosto, às 20h, com o espetáculo “A Canção é Urgente: Vozes LatinA-Americanas”, da cantora Assucena, no Teatro Castro Mendes (Rua Conselheiro Gomide, 62, na Vila Industrial). O show é livre para todos os públicos, contará com interpretação em Libras e os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia entrada). As entradas podem ser adquiridas online (https://bileto.sympla.com.br/event/109361/d/332723) ou na bilheteria do teatro. A programação conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas. 

Assucena celebra a música latino-americana

Cantora, compositora, escritora e apresentadora, Assucena traz para Campinas um espetáculo que celebra a diversidade e a força da música latino-americana. O repertório inclui interpretações de obras de mulheres como Mercedes Sosa, Violeta Parra e Chavela Vargas, em releituras que unem tradição e contemporaneidade.
 
Inspirado no movimento Nova Canção Latino-Americana, o show propõe reflexões sobre arte, identidade e resistência, aproximando o público da riqueza cultural da região.

Em 2023, Assucena lançou seu primeiro álbum solo, Lusco-Fusco, com produção de Pupillo e direção artística assinada por ela juntamente com a cantora Céu. Revelada com As Bahias e a Cozinha Mineira, venceu dois Prêmios da Música Brasileira e foi indicada duas vezes ao Grammy Latino. Nascida no sertão da Bahia, sua obra une brasilidade, diversidade de ritmos e força poética. 

Confira a programação da semana 

Batalha de rima e um mini show de mulheres no Hip Hop: Nesta segunda-feira, 25 de agosto, o público pode conferir a partir das 19h, na Sala dos Toninhos, uma batalha de rima e um mini show de mulheres no Hip Hop com a Estação da Rima. O coletivo social e educativo usa o Hip Hop como forma de educação social por meio de encontros semanais. É o primeiro coletivo de Batalhas de Rima da região, organizado 100% por mulheres. 

Espetáculo de dança Touro {bull}: no Centro Cultural Sesi Campinas (Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália) vai acontecer o espetáculo de dança Touro {bull} nesta terça-feira, 26 de agosto, a partir das 20h. Criado e interpretado por Valéria Pinheiro, diretora e coreógrafa da Cia Vata, de Juazeiro do Norte (CE), e pessoa com deficiência. O espetáculo provoca o público a refletir: que corpo é capaz de suportar tanta dor e ainda assim seguir? Em cena, Valéria Pinheiro e o ator brincante Jeferson Vieira revelam um corpo cibernético que, feito touro, insiste em abrir espaço, quer dançar. Uma mulher que refaz suas trilhas, sedimenta memórias, trajetórias em 66 anos e que segue tatuada de cicatrizes. Este espetáculo conta com interpretação em Libras. Ingressos podem ser reservados pelo site do SESI Campinas.

Espetáculo-show Las Fanfarronas Sí Sí Sí: na quarta-feira, 27 de agosto, às 16h, a praça Bento Quirino (esquina da Rua Barão de Jaguara com Av. Dr. Thomaz Alvez, no Centro) será palco do espetáculo-show Las Fanfarronas Sí Sí Sí, com o grupo Las Fanfarronas (formado por artistas da Argentina, Chile e Brasil). As artistas apresentam o universo circense embalado por seus temas tradicionais em ritmo de cumbia, por músicas autorais e por cumbias clássicas. As seis artistas latinoamericanas do grupo realizam performances variadas, sempre com muito bom-humor, coreografias, destrezas e comicidade. O espetáculo conta com interpretação em Libras e é livre para todos os públicos.

Espetáculo Eu Vou Beijar, de Joaquina Carlos: ainda na quarta-feira, 27 de agosto, a programação do festival apresenta o espetáculo Eu Vou Beijar, de Joaquina Carlos (CE) às 20h no CIS Guanabara, com entrada gratuita. A atriz assina também a dramaturgia desta peça na qual uma sexagenária menina LGBTQIAPN+, em meio ao desejo e movimento de vida e arte, apresenta experiências narrativas, rastreando duradouros passados anos.  Para tanto, uniu-se a mulheres contemporâneas de diferentes gerações e similares afetos. Entre confidências, compartilharam delicadas memórias e sensíveis narrativas que compõem as cenas do espetáculo. Assim, Eu Vou Beijar quer falar e escutar uma contemporânea plateia de diferentes gerações, brindando a visibilidade LGBTQIAPN+. A classificação indicativa é 18 anos e este espetáculo conta com interpretação em Libras. 

Lançamento da programação 15ª Mostra Curta: para o público interessado na linguagem do audiovisual, o 4º Festival CRIE como quem LUTA recebe o evento de lançamento da programação 15ª Mostra Curta nesta quinta, 28 de agosto, às 19h30, na Casa de Cultura Fazenda Roseira (Rua Domingos Haddad, 1 - Residencial Parque da Fazenda). Nesta parceria, a 15ª Mostra Curta apresenta uma sessão especial composta por curtas-metragens exibidos na última edição da Mostra, em 2024. A seleção destaca obras dirigidas majoritariamente por mulheres e em sintonia com as temáticas propostas pelo Festival em sua nova edição.

Eventos na Casa de Cultura Fazenda Roseira: ainda no mesmo dia 28 de agosto, na Casa de Cultura Fazenda Roseira, serão realizadas outras programações, como por exemplo, a oficina Vivência em Jongo, das 16h às 18h, com Comunidade Jongo Dito Ribeiro. O público poderá experimentar a manifestação cultural afro-brasileira, reconhecida como patrimônio imaterial brasileiro pelo IPHAN. E às 19h será realizada a intervenção em dança Mokâ. O solo de Silvia Kamyla (PA)  instiga o público a refletir sobre a aliança que precisamos ter com nós mesmos para mantermos firmes nossos propósitos e objetivos, defender quem somos e nossas necessidades.

Residência artística: outro destaque da programação é a residência artística que reúne artistas mulheres, sendo cinco de Campinas e quatro de Peruíbe, que pela primeira vez se reuniram para realizar uma criação artística coletiva, produzida durante os nove dias do Festival. O resultado pode ser conferido na sexta-feira, 29 de agosto, às 20h no CIS Guanabara (R. Mário Siqueira, 829, Botafogo). Depois, esta produção será apresentada em Peruíbe, durante a programação do Festival que será realizado no dia 6 de setembro na aldeia indígena Piaçaguera. 

“São trocas e criações que irão alimentar e fortalecer a cena cultural de duas regiões do interior e litoral paulista”, informou a Caju Cultura. Sob direção de Kara Catharina, integram a Mostra Residência as artistas residentes: Fabi Nascimento, Giovanna Luiza, Graziele Garbuio, Noelly Castro, Patrícia Santiago, Poty Porã, Vulcanica Pokaropa, Yandara Pimentel e Zênite Astra.

Oficinas e trocas de aprendizagem 
O eixo formativo do 4º Festival CRIE como quem LUTA - edição latinoamericana oferece ao público oficinas gratuitas. As inscrições devem ser efetuadas pelo site da Caju Cultura - https://www.cajucultura.art.br/programacao. Confira as oficinas desta semana:

Vivência em Transmutação Têxtil, com Vicenta Perrotta da Associação Transmoras de Campinas:  será no dia 26 de agosto das 11h às 14h no Núcleo de Consciência Trans (NCT) | Unicamp (Prefeito José Roberto Magalhães Teixeira, 1663 – Cidade Universitária).  A partir da Pedagogia do Lixo e da Transmutação Têxtil, a estilista Vicenta Perrotta propõe um processo artístico que questiona a ilusão do descarte e a construção de estereótipos de consumo. Reaproveitando materiais, a atividade busca despertar consciência crítica sobre o lixo, as exclusões sociais e os corpos dissidentes. Cada participante criará uma nova peça de roupa, ressignificando o que antes seria considerado resíduo. A atividade é indicada para pessoas com mais de 16 anos.  20 vagas.

Corpo Brincante, com Valéria Pinheiro: será no dia 27 de agosto das 13h às 15h no CIS Guanabara - Centro Cultural Unicamp. Indicada para pessoas com mais de 12 anos, a oficina é voltada a artistas e público em geral interessados em explorar o corpo a partir de danças e ritmos do universo tradicional nordestino, em diálogo com a dança contemporânea. Através de brincadeiras corporais e memória, busca-se fortalecer identidades, ativar histórias pessoais e pensar a dança como ferramenta de cidadania. Ritmos como coco, maracatu, cavalo-marinho e baião guiam essa experiência. 20 vagas. A oficina conta com interpretação em Libras. 

Fenda: A Dramaturgia de Si, com Gabi Guinatti: será no dia 28 de agosto das 10h às 13h no CIS Guanabara - Centro Cultural Unicamp. Indicada para pessoas acima de 16 anos, a oficina convida as mulheres cis, mulheres transgênero e pessoas não binárias a participar de um laboratório de criação dramatúrgica para a construção de uma dramaturgia sobre as histórias de vida e memórias das próprias participantes a partir de provocações e práticas que transitam pelo Teatro, Poesia e Escrita Criativa. São 15 vagas.

Vivência em Jongo, com a Comunidade Jongo Dito Ribeiro: será no dia 28 de agosto das 16h às 18h na Casa de Cultura Fazenda Roseira. Livre para todos os públicos e sem inscrição antecipada. 
Eu não sou sua mana - uma conversa sobre cultura, afeto e revolta, para pessoas brancas bem-intencionadas, com Dani Scopin: será no dia 29 de agosto das 15h às 18h no CIS Guanabara - Centro Cultural Unicamp. Indicada para pessoas com mais de 16 anos, Dani Scopin propõe um encontro para compartilhar um pouco do conhecimento construído ao longo dos últimos 43 anos, vivendo como pessoa racializada - no Brasil - e na última década, dedicada a pesquisas e atuação em produção cultural e educação para as relações étnico raciais. Uma conversa que deseja ser crítica, honesta e poética e talvez nos exija um pouco de coragem, porque escolher não reproduzir pactos de violência que nos foram legados é, também, um gesto amoroso. E urgente. São 20 vagas.
 
  • Serviço - 4 º Festival CRIE como quem LUTA - Edição Latinoamericana
    Até 30 de agosto em Campinas
    Espetáculos e atrações de diversas linguagens artísticas e oficinas em espaços culturais da cidade

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
  • 25 de agosto: segunda-feira
19h na Sala dos Toninhos - R. Francisco Teodoro, Vila Industrial - Campinas/SP
Batalha e show musical CRIE como quem LUTA com Estação da Rima (a partir de 18 anos)
Grátis
 
  • 26 de agosto: terça-feira
11h às 13h  no Núcleo de Consciência Trans (NCT) - Unicamp - Av. Prefeito José Roberto Magalhães Teixeira, 1663, Cidade Universitária - Campinas/SP
Oficina Vivência em Transmutação Têxtil com Vicenta Perrotta - Associação Transmoras (a partir de 12 anos)
Grátis
20h no Centro Cultural SESI Campinas - Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália - Campinas/SP
Espetáculo de dança Touro {bull} com Cia Vatá (Livre) | Libras
Grátis
 
  • 27 de agosto: quarta-feira
13h às 15h no CIS Guanabara - R. Mário Siqueira, 829, Botafogo - Campinas/SP
Oficina Corpo Brincante com Valéria Pinheiro (a partir de 12 anos) |  Libras
Grátis
16h na Praça Bento Quirino - esquina da Rua Barão de Jaguara com Av. Dr. Thomaz Alvez - Centro, Campinas-SP
Las Fanfarronas Si Si Si (Livre) | Libras
Grátis
20h no CIS Guanabara -R. Mário Siqueira, 829, Botafogo - Campinas/SP
Espetáculo de teatro Eu Vou Beijar, com Joaquina Carlos (a partir de 18 anos) | Libras
Grátis
 
 
  • 28 de agosto: quinta-feira
10h às 13h no CIS Guanabara - R. Mário Siqueira, 829, Botafogo - Campinas/SP
Oficina Fenda:A Dramaturgia de Si, com Gabi Guinatti (a partir de 16 anos)
Grátis

16h às 18h na Casa de Cultura Fazenda Roseira - R. Domingos Haddad, 1, Residencial Parque da Fazenda - Campinas/SP
Oficina Vivência em Jongo, com Comunidade Jongo Dito Ribeiro (Livre)
Grátis

19h na Casa de Cultura Fazenda Roseira - R. Domingos Haddad, 1, Residencial Parque da Fazenda - Campinas/SP
Intervenção artística de dança Mokâ, com Silvia Kamyla (Livre) - 
Grátis

19h30 às 21h na Casa de Cultura Fazenda Roseira - R. Domingos Haddad, 1, Residencial Parque da Fazenda - Campinas/SP
Lançamento de programação audiovisual 15ª Mostra Curta (Livre)
Grátis
 
  • 29 de agosto: sexta-feira
15h às 18h no CIS Guanabara - R. Mário Siqueira, 829, Botafogo - Campinas/SP
Oficina Eu não sou sua mana - Uma conversa sobre cultura, afeto e revolta, para pessoas brancas bem-intencionadas, com Dani Scopin (a partir de 16 anos)
Grátis

20h no CIS Guanabara - R. Mário Siqueira, 829, Botafogo - Campinas/SP
Mostra com múltiplas linguagens - As que percorrem o solo, o mar e também as que voam com artistas residentes do 4° Festival CRIE como quem LUTA - edição latinoamericana (a partir de 12 anos)
Grátis
 
 
  • 30 de agosto: sábado
20h no Teatro Castro Mendes - Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial - Campinas/SP
Espetáculo de música A canção é urgente: Vozes LatinA-Americanas, com Assucena  (Livre) | Libras
Ingressos: R$ 40/R$ 20




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.