Atletas da Rede Municipal de Ensino disputam os Jogos Escolares Municipais até novembro
Campeonato chega à 17ª edição movimentando 28 escolas e 560 alunos, em dez modalidades esportivas. Disputas estreitam relacionamentos e até permitem considerar o esporte como carreira

Cerca de 560 atletas, alunos de 28 escolas municipais de Ensino Fundamental, entram em campo, até o mês de novembro, para disputar dez modalidades esportivas. A mobilização acontece durante a 17ª edição dos Jogos Escolares Municipais (JEM), com início neste mês de agosto.
Aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Raul Pila, no Jardim Flamboyant, Nicolas Gabriel de Jesus, 14 anos, é um deles. Ele conta que, para ele, esse JEM tem um gosto mais do que especial, já que é a sua última participação. “Quero ser campeão do JEM. Me preparei muito para isso, treinei bastante e vou aproveitar”, conta. Ele está se despedindo das competições escolares porque no próximo ano deixa de ser aluno da rede municipal para ingressar no Ensino Médio, que é oferecido pelas escolas estaduais ou particulares.
“A oportunidade de estar no JEM é algo imperdível para estreitar relacionamentos, conhecer colegas de outras escolas, aprender que o esporte é um dos lugares onde criamos caráter, aprendemos a vencer, a perder e a respeitar os adversários”, afirmou o secretário municipal de Educação, José Tadeu Jorge.
Competições
Na abertura dos Jogos, no último dia 6, a estudante Poliana Soares, de 14 anos, da EMEF Paulo Emílio Miotti, no Jardim Santa Lúcia, acendeu a tocha olímpica dos Jogos. Atualmente, ela é uma das atletas da Organização Funilense de Atletismo (ORCAMPI). “Descobri o esporte da minha vida no JEM. Muitas pessoas, assim como eu, veem os Jogos Escolares como uma oportunidade de seguir carreira no esporte”, afirmou, emocionada.
O JEM segue até o mês de novembro, com competições semanais que acontecem em vários espaços esportivos espalhados pela cidade. A novidade para este ano são as disputas de badminton. As competições também acontecem nas modalidades vôlei, handebol, basquete, atletismo, tênis, xadrez e damas.
COMENTÁRIOS