IBGE aponta crescimento da população de Campinas, que se destaca em políticas públicas
Com 1,2 milhão de habitantes cidade tem o desafio de continuar crescendo garantindo qualidade de vida aos moradores

Campinas é a única cidade do interior paulista a figurar na lista de municípios brasileiros com mais de 1 milhão de habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 1º de julho de 2025. O crescimento da população reforça a vocação de Campinas como uma cidade que atrai pessoas em busca de oportunidades, qualidade de vida e desenvolvimento econômico.
O prefeito Dário Saadi afirmou que os dados do IBGE refletem o dinamismo da cidade. “O crescimento mostra que Campinas continua sendo um polo de oportunidades, mas também nos impõe desafios como planejar os serviços públicos, ampliar a infraestrutura e garantir que esse desenvolvimento seja sustentável e inclusivo. Estamos construindo políticas públicas que atendem a toda a população e ao território, fortalecendo a cidade como referência do Brasil.”
Campinas se destaca por estar a frente até de capitais de estados como São Luís (MA). No Estado de São Paulo, a cidade fica atrás apenas da Capital e de Guarulhos, na região metropolitana.
Cidades brasileiras com mais de 1 milhão de pessoas:
- São Paulo: 11,9 milhões
- Rio de Janeiro: 6,7 milhões
- Brasília: 3,0 milhões
- Fortaleza: 2,6 milhões
- Salvador: 2,6 milhões
- Belo Horizonte: 2,4 milhões
- Manaus: 2,3 milhões
- Curitiba: 1,8 milhão
- Recife: 1,6 milhão
- Goiânia: 1,5 milhão
- Belém: 1,4 milhão
- Porto Alegre: 1,4 milhão
- Guarulhos (SP): 1,3 milhão
- Campinas (SP): 1,2 milhão
- São Luís: 1,1 milhão
Qualidade de vida e infraestrutura
Para atender a uma população crescente, Campinas tem investido fortemente em infraestrutura e serviços públicos. No setor de saneamento, 99,9% da população recebe água tratada e 94% conta com esgoto coletado e tratado, enquanto o índice de perdas na distribuição é de apenas 17,26%, um dos menores do país. Esse desempenho garantiu à cidade o 1º lugar no Ranking Trata Brasil, divulgado pela Sanasa.
Na mobilidade urbana, o sistema BRT Campinas está totalmente operacional, reduzindo em até 40 minutos o tempo de deslocamento entre bairros distantes e o Centro. O modal atende atualmente cerca de 73 mil passageiros por dia útil, e uma nova licitação do transporte público será publicada em outubro.
Campinas também se destaca na regularização fundiária, com o maior programa em execução no país: desde 2021, 56 núcleos foram regularizados, beneficiando mais de 40 mil pessoas e 10 mil famílias. A fila por habitação social caiu de 42.173 em 2021 para 13.505 em 2025, redução de 68%.
Na educação, a cidade implantou o Programa Espaço do Amanhã e entregou 16 creches para zerar a fila de espera, além de contar com nove escolas de ensino integral, com mais 10 em construção, visando que 50% das unidades de ensino fundamental ofereçam educação integral até 2026.
O Programa Meu Bairro Bem Melhor já beneficiou 19 bairros, com 73,3 km de vias asfaltadas e 46,8 km de galerias pluviais, totalizando R$ 172,5 milhões em investimentos.
Planejamento urbano e inovação
Campinas se consolida como polo de inovação e desenvolvimento urbano, com crescimento acompanhado de novos empreendimentos que transformam a paisagem local e atraem novos moradores. A Secretaria de Urbanismo tem promovido políticas que dinamizam a cidade, como a nova lei de uso e ocupação do solo, a regulamentação do horário especial de comércios e serviços e a modernização do Aprova Fácil, acelerando a liberação de empreendimentos.
O programa Nosso Centro e a Lei do Retrofit incentivam a recuperação de imóveis antigos, revitalizando edifícios históricos e simbólicos e devolvendo vida à região central. Na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, a adoção de drones em levantamentos topográficos aumentou em até 90% a produtividade nas vistorias externas e na produção de ortofotos, enquanto a digitalização de processos reduziu o tempo de espera para procedimentos administrativos.
Sustentabilidade e tecnologia
Desde 2021, Campinas plantou mais de 630 mil árvores e implantou 14 microflorestas, com previsão de chegar a 200 em quatro anos, além de contar com 2.300 praças e 25 parques.
A cidade também fortalece o ecossistema de pesquisa, ciência e inovação, com duas universidades (Unicamp e PUC-Campinas) e 21 institutos de ciência e tecnologia, promovendo eventos como o Campinas Innovation Week, que reúne pesquisas e inovações desenvolvidas na cidade.
“O nosso compromisso é transformar o crescimento populacional em avanços concretos para toda a população, cuidando das pessoas e preparando Campinas para o futuro”, conclui o prefeito.
COMENTÁRIOS