Combate ao tabagismo: novo protocolo da Saúde de Campinas amplia atuação de enfermeiros em CSs

Seja bem-vindo
Sumaré,20/10/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Combate ao tabagismo: novo protocolo da Saúde de Campinas amplia atuação de enfermeiros em CSs

Secretaria segue recomendações do Ministério e medida facilita acesso dos pacientes a insumos nas unidades básicas. Evento na Prefeitura, nesta sexta, debateu desafios na era dos vapes

Crédito: Fernanda Sunega/PMC
Combate ao tabagismo: novo protocolo da Saúde de Campinas amplia atuação de enfermeiros em CSs Vivian Nunes durante apresentação sobre o Programa de Controle do Tabagismo

A Secretaria de Saúde de Campinas lançou nesta sexta-feira, 29 de agosto, um protocolo que amplia a atuação de enfermeiros em centros de saúde (CSs) para fortalecer o programa contra o tabagismo. A medida permite que profissionais desta área, capacitados para atuarem no Programa de Controle do Tabagismo, possam prescrever insumos usados por pacientes que estão em tratamento para deixar de fumar, entre eles, adesivos de nicotina e goma de mascar de nicotina.

O protocolo foi lançado pela manhã durante o evento “Controle do tabagismo na era dos vapes: novos tempos, novos desafios” no Salão Vermelho da Prefeitura. Ele foi direcionado para profissionais da área de saúde.

A programação foi organizada pela Comissão de Medicamentos e Terapêutica (CMT) para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo. O documento está disponível na página: https://portal-api.campinas.sp.gov.br/sites/default/files/secretarias/arquivos-avulsos/125/2025/08/13-095538/Protocolo_tabagismo.pdf.

Médicos, dentistas e farmacêuticos já estavam autorizados a realizar a prescrição. A medida adotada pela Saúde segue recomendações do Ministério da Saúde.

O documento também reforça o alinhamento do município com políticas nacionais e internacionais em relação ao tabagismo.

“O novo protocolo padroniza o cuidado com pacientes e fortalece a atenção primária, incluindo informações sobre a dispensa de insumos para tratamento”, ressaltou a coordenadora da Área Técnica de Assistência de Farmacêutica e Programa de Controle do Tabagismo de Campinas, Vivian Nunes.

Participaram também do evento o secretário de Saúde de Campinas, Lair Zambon, a coordenadora da Política estadual de controle do tabaco, Sandra Silva Marques, a diretora de Saúde em Campinas, Monica Macedo Nunes, e o médico pneumologista e professor da Faculdade São Leopoldo Mandic Ricardo Siufi.


Grupos na rede básica

Campinas conta neste momento com 51 grupos contra tabagismo em centros de saúde, sendo que sete iniciaram as atividades em 2025, e trabalha para expandir o serviço. A expansão chega a 41,6% se comparado com 2023, quando 36 CSs tinham este recurso.

No primeiro quadrimestre deste ano foram atendidos 847 usuários do SUS Municipal e, neste período, 505 deixaram o vício. Ao longo de 2024 foram contabilizados 1.996 participantes em grupos de controle do tabagismo e 1.211 conseguiram deixar o vício.

Quem deseja parar de fumar pode procurar um dos grupos. Eles estão distribuídos por todas as regiões de Campinas. Clique aqui para ver a lista das unidades que oferecem o tratamento.

Os endereços e horários de funcionamento dos centros de saúde estão na página: https://www.campinas.sp.gov.br/secretaria/saude/pagina/centros-de-saude.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.