Escola Eliana Minchin Vaughan adere ao modelo cívico-militar em Sumaré
Unidade no Jardim Nova Terra será a segunda da rede municipal a implementar o sistema, após aprovação de 67% da comunidade escolar em consulta pública

Em votação democrática, a Escola Municipal Eliana Minchin Vaughan decidiu, com apoio da maioria da comunidade escolar, adotar o modelo cívico-militar. A iniciativa busca fortalecer a disciplina e a qualidade do ensino na rede municipal.
A Escola Municipal Eliana Minchin Vaughan, situada no Jardim Nova Terra, região do Matão, será a segunda unidade da rede municipal de ensino de Sumaré a adotar o modelo cívico-militar. A mudança foi aprovada após uma consulta pública promovida pela Secretaria Municipal de Educação, nos dias 1º e 2 de julho, durante o horário regular de aulas.
A adesão foi decidida de forma democrática, com participação de 60% dos pais, responsáveis, professores e funcionários da escola. Do total de votos registrados, 202 foram favoráveis à mudança e 98 contrários, o que representa 67,4% de aprovação entre os votantes.
A medida segue o exemplo da Escola Municipal Magdalena Maria Vedovato Callegari, que na semana anterior se tornou a primeira da cidade a optar pelo modelo cívico-militar — proposto pela administração como alternativa para ampliar a disciplina e o foco no aprendizado.
O prefeito Henrique do Paraíso comemorou a adesão da nova escola e destacou os benefícios esperados. “Com o modelo cívico-militar, estamos investindo em disciplina, no respeito aos pais e professores e no foco nos estudos. É um passo importante para garantir que nossas crianças e jovens tenham melhores condições de aprendizado e crescimento pessoal.”
O vice-prefeito André da Farmácia também celebrou o resultado e reafirmou o compromisso da atual gestão com a educação. “Nosso compromisso é com a educação de qualidade. Essa mudança reflete o desejo da comunidade escolar e o nosso esforço para garantir um futuro melhor para nossos alunos.”
Para o secretário municipal de Educação, Danilo de Azevedo, o processo foi marcado pela escuta e participação democrática. “A decisão foi tomada com base na vontade da comunidade escolar, respeitando o princípio democrático. Agora, seguimos para a etapa de reformas nas unidades e capacitação dos professores e profissionais da educação, preparando toda a estrutura para a implantação do novo modelo.”
Com a adesão da Escola Eliana Minchin Vaughan, Sumaré amplia o projeto cívico-militar em sua rede municipal, com expectativa de alcançar melhorias nos índices educacionais e no ambiente escolar.
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